sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


Dom Zico celebra 32 anos de Sagração Episcopal
 Neste domingo, 6 de janeiro, a Igreja no Pará celebra uma data muito especial. Com 85 anos, o atual Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém, dom Vicente Joaquim Zico, comemora 32 anos de sagração episcopal. A data será festejada com uma celebração eucarística presidida pelo próprio bispo neste domingo, às 7h, na Capela da Fundação Nazaré de Comunicação. A ocasião reunirá fiéis, sacerdotes e bispos para mais uma homenagem ao sacerdote que marcou a história da evangelização da Amazônia. A missa será transmitida ao vivo pela TV Nazaré.

Dom Vicente Zico foi ordenado bispo no dia 6 de janeiro de 1981, aos 53 anos de idade, pelas mãos do Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, em Roma, Itália. No Pará, Dom Vicente Zico tornou-se uma das autoridades eclesiásticas mais queridas e respeitadas pelos católicos, sendo nomeado Arcebispo de Belém no dia 4 de julho de 1990, sucedendo Dom Alberto Ramos. Nascido na cidade mineira de Luz, no dia 27 de janeiro de 1927, descobriu sua vocação dentro do próprio ambiente familiar cristão, aos 18 anos, tendo como exemplo dois irmãos também sacerdotes. Esses fatores influenciaram sua escolha de iniciar, aos 16 anos, o noviciado da Congregação São Vicente de Paulo.

Em outubro de 2012, o sacerdote completou 62 anos de vida sacerdotal, iniciada aos 23 anos. Ele ingressou no mesmo seminário que seus irmãos em Caraça, Minas Gerais. Depois de uma temporada no Seminário Menor, ele foi para o Seminário Maior, onde estudou por oito anos Filosofia e Teologia.

Sua missão no solo paraense iniciou-se em 1980, quando o papa João Paulo II instituiu dom Vicente Zico Arcebispo e o enviou para Belém como Arcebispo Coadjutor, era o início do seu trabalho na capital paraense. Quando chegou a Belém o Arcebispo, dom Alberto Ramos, o convidou para assumir o Seminário da Arquidiocese, onde desenvolveu inúmeros projetos e trabalhos em nome da evangelização. 

Sobre a ocasião, dom Vicente Zico comentou que celebrará a data ao lado dos Arcebispos e irmãos Dom Alberto Taveira e Dom Teodoro Mendes, Irmãs, e colaboradores da Residência Episcopal. “Aproveito este dia pra agradecer, pois é um momento forte de minha vida, o qual será celebrado com simplicidade, porque quem sou eu para me engrandecer desta graça que recebi?”, disse Dom Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário